Calzone, o irmão mais velho da pizza

Você sabia que a nossa adorada e idolatrada pizza foi inspirada nessa delícia chamada Calzone?

Essa receita tem uma história humilde, nasceu entre as famílias pobres da Itália, mais precisamente na região da Apúlia, na zona do Salento, na qual os italianos aproveitavam restos de pães e recheavam com pedaços de queijo e tomate. Por lá, o prato também é conhecido como Panzerotto. 

Com o tempo, o Calzone evoluiu e sua massa deu origem à nossa tradicional Pizza. Aliás, ele nada mais é do que uma pizza dobrada ao meio, formando uma meia lua. O que o torna mais desejado é a quantidade de recheio, até por esse motivo que a massa precisa ser fechada, para dar sustentação ao recheio em dobro.

O Calzone chegou à América com a imigração italiana que ocorreu no século XIX. Devido à crise econômica e política na Itália, muitos italianos imigraram para outros países, sendo que a maioria escolheu dois destinos, Estados Unidos e Argentina, nos quais foram grandes influenciadores, tanto em termos culturais quanto – e principalmente – gastronômicos. Os argentinos são apaixonados pelo Calzone, mas também herdaram dos italianos o molho de tomate, a pizza Margherita e a pizza Canchera (assim chamada porque era vendida originalmente próxima aos campos de futebol no bairro La Boca em Buenos Aires).

Num pulo, entre Argentina e Brasil, o Calzone chegou por aqui e também é chamado de pizza recheada, pastelão assado, entre outros.

Aqui no La Mamma temos 3 sabores de Calzones:

Vegetariano: leva em seu recheio brócolis, escarola, milho verde, palmito e ricota.

 

Siciliano: recheado com mozzarella, bacon, presunto e champignon.

 

Pizzaiollo: recheado com peito de frango desfiado, pepperoni, mozzarella, bacon e catupiry.

 

Ficou com água na boca? Pois se eu fosse você, aproveitava agora para saborear essas delícias!

Porque só no mês de outubro você desfruta de qualquer um de nossos calzones com 50% de desconto!

É isso mesmo. A promoção é válida para consumo no restaurante, de segunda a domingo, no jantar, de 1 a 31 de outubro. Corre pra cá!

Facebook
Twitter
Google+
http://www.lamamma.com.br/calzone-o-irmao-mais-velho-da-pizza/