Curiosidades do Alho Negro

alho-negro

Há muitas décadas, o Alho Negro é consumido na Coréia, Tailândia e Japão por ser um alimento riquíssimo em antioxidantes, ajudar no combate ao colesterol e, também, possuir propriedades anticancerígenas. Mesmo existindo há tanto tempo, seu uso na culinária é recente. Há quem diga que os japoneses foram os primeiros a utilizá-lo.

Mas, foi somente em 2008 que o alho negro se popularizou nos EUA – quando Scott Kim trouxe da Coréia um especialista em iguarias e, com base em seus ensinamentos, criou e patenteou um tipo de estufa ideal para a produção do Alho Negro (www.blackgarlic.com).

O Alho Negro é um alho normal, que passou por um processo de fermentação e envelhecimento por cerca de 25 dias. Esse processo o torna mais macio, adocicado e escuro. Esse ingrediente, além de super saudável, tem um sabor suave, com toques doces de tâmaras e ameixa, um fundo defumado e uma consistência deliciosamente pastosa.

Com tantas qualidades e diferenciais, o Alho Negro começou a chamar a atenção de muitas pessoas. Em 2007, o chef espanhol Ferran Adriá, durante uma viagem ao Japão, conheceu esta especiaria, adorou e levou para seu restaurante, El Bulli, onde começou a criar pratos com ele.

Já em 2009, o chef José Barattino, do Emiliano, criou uma receita com o Alho Negro, o que o tornou o primeiro chef brasileiro a usar o ingrediente. Na época, ele precisava importar a especiaria da Black Garlic Inc., pois não existia nenhum produtor brasileiro.

BENEFÍCIOS

O alho comum já contém diversos benefícios para a sua saúde – rico em vitaminas A, B1, B2, C e, também em diversos sais minerais, como enxofre, iodo, cálcio, magnésio e zinco. Agora, o que você não sabia é que essas propriedades são muito mais fortes no Alho Negro.

Como já citamos acima, o Alho Negro diminui o colesterol e ajuda a regular a pressão arterial. Por ser um alimento termogênico, ele aumenta o gasto calórico do seu organismo, ajudando, assim, no emagrecimento. Ele ainda libera enzimas que inibem a produção de gordura, tem ação antioxidante que diminui o estresse, combate os radicais livres, previne o envelhecimento das células e limpa o organismo. Ufa! Mas ainda tem mais!!!

O Alho Negro ainda possui selênio, que ajuda a prevenir gripes e fortalece o sistema imunológico, além de ter ações antiviral e antifúngica. Quer usufruir de TODOS esses benefícios? Então insira em sua dieta diária um dente de Alho Negro. Simples, não?!

Como todo alimento, é necessário tomar alguns cuidados no preparo para que os nutrientes não se percam. O Alho Negro perde suas propriedades se for refogado ou submetido a altas temperaturas, por isso o ideal é consumi-lo cru.

No La Mamma Cucina, o Alho Negro já faz parte de diversos pratos. Temos o molho de Alho Negro que contém alho negro, alho poró, alho torrado e tomate cereja confitado. Você também pode se deliciar com o Risoto Triplo Alho, que é feito com alho negro, alho poró, alho torrado e tomate cereja, preparado com arroz arbório italiano, aromatizado com vinho branco, azeite, brodo, aveludado na manteiga e finalizado com parmesão. Hummm, deu água na boca!

Em nosso restaurante, você também pode se deliciar com o Filé ao Triplo Alho – um filé mignon grelhado acompanhado de um risoto triplo alho. Nas pizzas da casa, você também encontra a deliciosa Pizza Alho Negro, feita com alho poró, alho negro, alho torrado, tomate cereja e uma fina camada de pesto de azeitona e mozzarella.

Estamos te esperando!