Filé à Parmegiana, a estrela della nostra casa

Hum, só de olhar essa foto, já dá água na boca, né?

Não é à toa que este famoso prato é o mais vendido no La Mamma Cucina há mais de 40 anos. E neste segundo post dedicado à nossa estrela (confira o primeiro aqui), vamos contar algumas curiosidades em torno do Filé à Parmegiana.

Se você acha interessante saber como surgiram os pratos famosos, saiba que a origem do Filé à Parmegiana tem algumas versões. Está curioso? Então senta que lá vem história!

Qualquer pessoa que tenha descendência ou que aprecie a culinária italiana já chutaria logo que o termo “Parmegiana” refere-se à região de Parma na Itália.

A versão mais fofa que encontramos em algumas pesquisas é de que o nome deste prato é fruto de uma história de amor… Um certo italiano de origem humilde, depois de se desentender com sua amada, resolve reconquistá-la convidando-a para um jantar romântico, no qual prepara este filé para agarrá-la pelo estômago. Depois desse jantar ele ainda fez uma publicação em homenagem à bela num jornal da cidade que dizia: “Una bistecca per mia Giana”! Dessa forma, o nome da moça seria a inspiração para batizar o famoso Filé à Parmegiana.

Lendas românticas à parte, a verdade é que esse famoso prato não é encontrado na Itália. Os pratos italianos mais semelhantes são o cotoletta alla milanese, ou bife à milanesa tradicional da região de Milão, e a parmigiana di melanzane, ou berinjela à parmegiana – fatias de berinjela dispostas em camadas, regadas com molho de tomate e salpicadas com queijo parmesão, sendo este prato tradicional das regiões da Sicília, Nápoles e Parma na Emilia-Romana.

Uma outra versão da história diz que este prato tem raízes brasileiras – sim BRA-SI-LEI-RAS –, mais especificamente paulistana. Não se sabe ao certo quem o inventou, mas suspeita-se que tenha sido idealizado por um saudoso imigrante ou descendente italiano.

Querido inventor do Filet à Parmegiana, somos muito gratos a você! Mesmo não sabendo quem realmente é, saiba que lhe consideramos um gênio e admiramos muito sua obra! 😉

Aqui no La Mamma Cucina você encontra um dos mais renomados Filés à Parmegiana de São Paulo. O prato, que leva ingredientes selecionados, está entre os mais pedidos da casa.

Venha nos visitar e peça esta delícia feita com filé mignon à milanesa, gratinado com molho ao sugo e mozzarella, acompanhado de fritas e arroz. E você ainda pode escolher as versões com frango ou berinjela no lugar do mignon.

Bem, dá licença que estou indo saborear o meu! Corre pra cá…

Facebook
Twitter
Google+
http://www.lamamma.com.br/file-parmegiana-estrela-della-nostra-casa/
  • Nelson Porto

    Pena que o blog não dá endereço

    • Pedro Aurelio Pires Maringolo

      Rua Mesquita, 448
      São Paulo