Massas e vinhos: saiba como harmonizar

Quem nunca se viu na dúvida sobre qual vinho pedir para acompanhar aquela macarronada? Ou, ao preparar um jantar romântico com massas, não saber qual o melhor vinho que combina na hora de servir?

massas e vinhos/vinho

Para ajudar você a não ter mais esse problema, dando uma mãozinha para melhor saborear seus pratos, separamos algumas dicas de como harmonizar massas com um ótimo vinho.

Na culinária, vino e pasta se completam. Mas é preciso se atentar ao tipo de molho que acompanha a massa, para que essa harmonização seja perfeita e repleta de sensações.

Não há obrigatoriedade de qual vinho servir para tal tipo de molho, mas certamente sua experiência gastronômica pode ficar muito mais prazerosa se pratos com molhos à base de carne ou tomate forem acompanhados de vinhos tintos e pratos com molhos à base de queijos ou frutos do mar forem acompanhados de vinho branco.

Os molhos à base de tomate são os mais pedidos para acompanhar massas, que ficam ótimos quando harmonizados com tintos elaborados com a uva Merlot. No La Mamma Cucina, por exemplo, temos o delicioso vinho chileno Gran Tarapacá Merlot Reserva.

Já, para quem não resiste a um prato mais sofisticado, feito com um delicioso molho à bolonhesa, sua experiência fica mais rica quando acompanhado de um tinto mais encorpado, da variedade Cabernet Sauvignon. Em nossa carta de vinhos é possível encontrar o vinho chileno Terra Andina Cabernet Sauvignon e, também, o equilibrado vinho argentino Alamos Cabernet Sauvignon.

Agora, se você quer apreciar uma massa com molho à base de queijo, o vinho branco é a pedida certa. A uva Chardonnay traz a harmonia perfeita e, no La Mamma Cucina, servimos o delicioso chileno Leon de Taparacá Chardonnay. E para aqueles cujo paladar tende mais para o vinho tinto, as uvas Pinot Noir e Beaujolais também são bem aceitas nessa combinação. Em nosso restaurante você conta com um delicioso tinto chileno Carmen Reserva Pinot Noir.

Como dissemos, não há regras exatas, mas as dicas abaixo servem como um “mini manual de vinhos e massas” para orientar você na próxima experiência gastronômica:

MOLHOS À BASE DE TOMATE

Vinhos tintos leves e com boa acidez (Chianti, Merlot) e vinhos rosés em geral.

MOLHOS À BASE DE CARNE (Bolonhesa)

Vinhos tintos mais encorpados (Cabernet Sauvignon).

MOLHOS À BASE DE QUEIJO

Vinhos brancos mais encorpados (Chardonnay) ou vinhos tintos delicados (Pinot Noir, Beaujolais).

MOLHOS COM FRUTOS DO MAR

Vinhos brancos e rosés em geral.

MOLHOS COM PESTO

Vinhos brancos leves e frescos (Sauvignon Blanc, Torrontés).