Outubro Rosa: alimentação saudável também é prevenção

O câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo. Devido a este alto índice, surgiu o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra este tipo de câncer.

Além da mamografia, o movimento Outubro Rosa alerta para a importância do autoexame. Segundo pesquisa do Inca, de 2016, 66,2% das descobertas da doença ocorrem pelas próprias pacientes.

Apesar de ser uma doença com desenvolvimento silencioso, na maioria das vezes, algumas mulheres sentem mudanças no corpo, como nódulos na mama, secreção com sangue pelo mamilo e alterações na forma ou na textura do mamilo ou da mama.

O tratamento depende da fase do tumor. Pode incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais altas são as chances de cura!

A alimentação saudável pode ser uma grande aliada ao tratamento e prevenção do câncer. Todo mundo deveria seguir uma dieta balanceada com muitas frutas, verduras, legumes e grãos. Porém, a maioria das pessoas só adota este hábito quando aparece alguma doença. Alguns nutrientes podem ser essenciais na prevenção:

  • Peixes ricos em ômega-3 e ômega-6 – a sardinha, o salmão, a truta, o bacalhau e outros peixes de águas frias – são ricos em ácidos graxos essenciais.
  • Cereais – os integrais como a aveia, linhaça, chia, quinoa, são também ricos em ácidos graxos poli-insaturados.
  • Frutas vermelhas – morango, amora, mirtilo (blueberry) e framboesa são excelentes fonte de antioxidantes que eliminam os radicais livres do organismo.
  • Cenoura – rica em betacaroteno e vitamina A.
  • Brócolis – rico em sulforafano, vitaminas, minerais e fibras.
  • Cogumelos – é possível encontrar antioxidantes L-ergotioneína.
  • Romã – as sementes da romã são ricas em ácido elágico, anti-oxidantes e flavonoides.
  • Feijão e lentilha – essas leguminosas são ricas em folato, fibras e ferro.
  • Ovos – são ricos em colina, encontrada também em peixes, frango, carnes, trigo e no brócolis.
  • Tomate – rico em licopeno.
  • Uva – rica em flavonoides.
  • Especiarias – como pimenta preta e curry, ricos em polifenóis e antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória.
  • Soja e derivados – como leite de soja e tofu, contém nutrientes em sua composição chamados fitoestrogênio.
  • Abacates – ricos em ácido oleico.
  • Couves de Bruxelas – possui glucosinolatos.
  • Óleo de linhaça – contém altos níveis de lignanas.
  • Chá Verde – possui um composto chamado EGCG.
  • Alcachofras – o extrato de folha de alcachofra induz a apoptose (morte celular).
  • Leite – o leite e seus derivados são aliados na prevenção. Possuem vitaminas A, B, D e minerais.

Além de seguir uma alimentação saudável, é importante associar à prática de atividades físicas, na qual já foi comprovada a eficácia na redução do risco de câncer.

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