As massas e suas variedades

Já falamos um pouquinho deste assunto e de outras curiosidades da cozinha italiana aqui, mas hoje vamos babar, ops, falar mais sobre os vários tipos de massas! Então, prepara aquele babador e venha conhecer mais algumas dicas pra você não errar na escolha da pasta no seu próximo jantar, bello!

Os italianos são lembrados por terem famílias numerosas, pelo costume de se reunirem, falarem alto e serem muito alegres!

Assim como as famílias italianas, a de massas também é bem numerosa. Para se ter uma ideia, existem mais de quatrocentos e cinquenta tipos!

As principais categorias são massa curta (pasta corta em italiano) e massa longa (pasta lunga em italiano). Além dessas, podemos categorizar em duas formas de preparo, as massas frescas (pasta fatta em casa em italiano) que são as artesanais à base de farinha de trigo, ovos e, em algumas receitas, levam vinho branco ou água; e as massas secas (pasta secca em italiano), as mais comuns encontradas nas prateleiras dos supermercados, feitas à base de sêmola de trigo duro e água, e, em algumas receitas especiais, também levam ovos.

As massas curtas são caracterizadas pelo tamanho, ou seja, têm menos de 10 cm de comprimento. De cozimento rápido, podem ser vazadas ou recheadas. Os molhos que as acompanham são os mais espessos, que ajudam a mantê-los grudadinhos com o macarrão. A categoria curta é ainda subdividida em outras duas, chamadas de liscia pasta (suave), que são lisas, e as regate penne (franzida), que possuem vincos para maior absorção do molho.

 

 

Alguns exemplos de massa curta são: farfalle (gravatinha), penne, rigatoni, fusilli e as massas recheadas que são encontradas frescas como o tortellini e o cappelletti, por exemplo.

As massas longas também são caracterizadas pelo tamanho, nesse caso, com mais de 10 cm de comprimento. No quesito preparo, exige-se um pouco mais de cautela e habilidade, pois deve-se servi-las no ponto al dente. Os molhos que as acompanham são os menos espessos, como o tradicional molho de tomates frescos, ao alho e óleo, o carbonara ou até com o molho de ervas finas.

 

 

Alguns exemplos de massas longas são o popular spaghetti, o bucatini, o linguini, o cappellini (cabelo de anjo), o fettuccine (pequenas fitas em italiano) – encontrado na versão fresca ou seca, o pappardelle, dentre outros inúmeros tipos.

Com essa variedade de massas, não é pra menos que um italiano coma em média 24 kg de pasta por ano!

Agora que você já entende tudo de massas, já pode correr pro #LaMamma e se deliciar, colocando em prática o seu aprendizado e seu paladar, não apenas para escolher a sua massa favorita, mas para apreciar o que de melhor temos para te oferecer, que tal? Aproveite e conheça nosso cardápio aqui.