Comemore a verdadeira amizade!

 

Como já dizia a música de Milton Nascimento, Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves…e nos dias de hoje com a popularização da internet e dos relacionamentos online, uma amizade verdadeira e ao vivo deve ser COMEmorada!

O dia do Amigo ou Dia Internacional da Amizade foi instituído pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro, no dia 20 de julho de 1969, mesma data em que o homem pisava na lua pela primeira vez, 50 anos atrás. A escolha da data não foi decidida por acaso, segundo o médico, a chegada do homem à lua foi um fator motivador, pois de acordo com seu ponto de vista, “demonstra que se o homem se unir aos seus semelhantes, não existem objetivos impossíveis”. E, para consolidar a data, ele escreveu em diversos idiomas e enviou a vários países, cerca de quatro mil cartas.

Mas, nem sempre o dia da Amizade foi comemorado nesta data, nos Estados Unidos, parte da Ásia, alguns países da América do Sul e da Europa, festejava-se no primeiro domingo de agosto, dia em que os amigos costumavam trocar presentes e cartões.

Outra versão para a data evidencia a Cruzada Mundial da Amizade como fator motivador. A campanha focava na valorização do afeto entre os seres humanos, colocando em foco a cultura de paz. O responsável por essa proposta foi o médico Ramón Artemio Bracho, no ano de 1958 no Paraguai. E, a partir do ano em questão, a comemoração passou a ser no dia 30 de julho.
Durante a 65ª Assembleia Geral da ONU, no ano de 2011, a data de 30 de julho também foi corroborada com unanimidade por 43 países que estavam presentes no encontro, no qual, ficou reconhecida “a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo”.

Em alguns estados brasileiros, a data é comemorada no dia 18 de abril, porém, de uns tempos pra cá tem-se adotado a data de 20 de julho, e em algumas localizações a comemoração foi até instituída por lei e passou a fazer parte do calendário oficial.

Diante de todas as discussões em torno do assunto, ficou ainda mais evidente a importância da amizade.
Agora conta pra gente quem é aquela pessoa que faz a diferença na sua vida e que você pretende dividir muitos momentos especiais?
E falando em momento especial, porquê não come-morar a data dividindo aquele prato que vocês compartilham a preferência?
Dá uma passadinha aqui no #Lamamma, estaremos de braços abertos esperando os nossos amigos nesse dia especial.

Fontes de pesquisa: brasilescola.uol.com.br, www.marialva.pr.gov.br e www.wikipedia.org
Facebook
Twitter