Diferença entre Vegano e Vegetariano

post_vegano_vegetariano

Vegetarianismo e Veganismo são dois estilos de vida muito confundidos por seguirem premissas semelhantes e se alinharem por um maior respeito pelos animais e pela natureza, porém, cada estilo pode ser adotado por motivações distintas.

Vegetarianismo

A dieta vegetariana pode ser adotada por questões éticas, de saúde ou até religiosas.
Esta dieta exclui todos os tipos de carne (boi, porco, peixe, ave, frutos do mar, etc.) bem como alimentos derivados.
Muitos motivos levam uma pessoa a seguir a dieta vegetariana, além do respeito aos direitos dos animais. Um deles é a preocupação com o impacto ambiental provocado pela produção e transporte destes alimentos. Alguns praticantes deste estilo de vida podem excluir também o consumo de outros produtos animais como o ovo, leite, etc.
O fator saúde é outro motivo relevante na escolha desta prática. Baseados em estudos, alguns nutrólogos garantem que vegetarianos são pessoas mais saudáveis e têm menos doenças crônico degenerativas e cardíacas.

Veganismo

Quem segue esta dieta tem como foco principal a questão ética de luta pela libertação e não exploração animal.
É uma prática que exclui o uso de produtos animais não somente da alimentação, mas também em todo seu dia a dia.
Em sua dieta, os veganos excluem todo tipo de carne e derivados e qualquer alimento de origem animal, como o leite, ovos, gelatina, mel, etc.
Muito mais que uma dieta, o veganismo é uma filosofia de vida baseada nos direitos dos animais: veganos boicotam e não consomem qualquer produto (cosméticos, medicamentos, produtos de limpeza…) onde em seu processo de manufatura houver algum tipo de exploração animal, como os testes, por exemplo.

Motivações a parte, em se tratando das dietas, muitos nutrólogos e nutricionistas afirmam categoricamente que a alimentação vegetariana e vegana são, geralmente, nutricionalmente completas, já que muitos vegetais conseguem suprir a falta de nutrientes encontrados em produtos animais, mas vale alertar que, se há a intenção de se adotar qualquer mudança de dieta alimentar, deve-se buscar orientação profissional.

Para os que já adotaram a prática vegetariana ou vegana, vários restaurantes têm se especializado e adotado em seus cardápios opções para atender esta crescente tendência.

No La Mamma já se encontravam opções vegetarianas e, recentemente, no cardápio de pizzas há um “capítulo” especial com opções veganas. O queijo de soja, também conhecido como tofupiry, é produzido na casa e agrada a todos os paladares. Vale a pena provar!

Facebook
Twitter