Dia 29 é dia de “Nhoque da Fortuna”!

Você sabia que dia 29 é dia de comer nhoque para atrair dinheiro? A lenda também conhecida na Itália como “Gnocchi della Fortuna” e no Brasil como “Nhoque da Fortuna” ou “Nhoque da Sorte” chegou ao país por meio dos imigrantes italianos no século 19.

 

nhoque da fortuna

Diz a lenda que, um certo dia 29 de dezembro, São Pantaleão, um santo cristão, perambulava, faminto, por um vilarejo da Itália, quando resolveu pedir comida em uma casa.
A família não se importou em compartilhar o pouco que tinha e dividiu o prato de nhoque com o andarilho, cabendo a cada um apenas 7 bolinhas da massa.
São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e partiu.
Ao retirarem a mesa, encontraram embaixo de cada um dos pratos, uma boa quantia em dinheiro e desde então, tradicionalmente, o dia 29 de cada mês passou a ser conhecido como o dia do “Nhoque da Fortuna”.

 

Conheça o passo a passo para ficar por dentro da tradição do “Nhoque da Fortuna”:

  • Coloque uma nota de qualquer valor e nacionalidade embaixo do prato de nhoque.
  • Fique em pé e concentre-se para iniciar o ritual.
  • Separe em seu prato, 7 bolinhas de nhoque e coma uma a uma.
  • Para cada nhoque, faça um pedido.
  • O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o dia 29 do mês seguinte para garantir a fartura. Você pode dar este dinheiro a alguém que necessite, ou usá-lo na próxima simpatia.
  • Depois sente-se e saboreie o restante do prato de preferência com um bom vinho italiano.

 

Após rodar o mundo, a história se transformou em um ritual que é celebrado em diversos países. De acordo com a crença, essa tradição atrai fortuna e sorte para o próximo mês, por isso é recomendado que seja realizada mensalmente e sempre no dia 29.

 

Você já conhecia a história por trás desse prato que tanto amamos?

 

Conheça também a história dessa famosa e amada massa, o nhoque. Leia aqui!

Já acompanha as nossas redes sociais? Segue a gente para não perder nenhuma promoção!