A Origem da pizza

prepação da massa da pizza

A pizza tem seus primeiros indícios há mais de seis mil anos com o povo hebreu e egípcio no Egito, naquela época o disco conhecido como “pão de Abraão” (semelhante ao pão sírio), era confeccionado de trigo e água e consumido cru.

Algum tempo depois os gregos adicionaram arroz ou grão de bico à receita e assavam em fornos rústicos e chamaram a massa de “picea” do latim, que significa pizza. A palavra “picea” designa um objeto torrado pelo fogo.

300 a.C., os fenícios adicionaram uma cobertura de carne e cebola à receita. Durante a era medieval, os turcos mulçumanos conservaram essa mesma receita da massa, trocando a cobertura por carne de carneiro (mais comum entre seu povo) e iogurte fresco.

Com o a chegada dos turcos ao porto de Nápoles, durante as Cruzadas no século XI, a receita se difundiu na Itália.

A pizza na Itália

Em Nápoles nasceu a primeira Pizza, a qual tem maior semelhança às produzidas atualmente.

No início a pizza era produzida para ser um alimento barato e de fácil consumo, no qual as pessoas mais humildes conseguiam se alimentar enquanto caminhavam. Apesar de ser confeccionada em formato circular, a pizza era dobrada ao meio, ou seja, praticamente um calzone e levava ervas regionais e azeite de oliva. Com a popularização da pizza por Nápoles, foram adicionados outros ingredientes como o toucinho, peixes fritos e queijo e a partir de então passou a ser servida aberta.

A receita ganhou tamanha popularidade entre os napolitanos que foi aperfeiçoada com trigo de melhor qualidade e com uma variedade de ingredientes em sua cobertura e no ano de 1830 foi inaugurada a primeira pizzaria em Nápoles, a Antica Pizzeria Port’Alba, a qual tornou-se ponto de encontro de vários artistas, dentre eles, o escritor Alexandre Dumas.

 

http://anticapizzeriaportalba.com/

 

Em 1889, o pizzaiolo Raffaele Espósito foi convidado a apresentar, ao rei Umberto I e a rainha Margherita, a culinária local. Nesse encontro preparou 3 sabores de pizza, dentre eles um disco levava mozzarella, tomate e manjericão fazendo uma alusão à bandeira da Itália, e diante de tamanha admiração e aceitação por parte da realeza, a pizza foi batizada de Margherita em homenagem à rainha.

 

pizza sabor margherita

A chegada da pizza ao Brasil

Com a imigração dos italianos para diversos países, houve uma grande popularização da receita em âmbito mundial. No Brasil, a pizza chegou em meados do século XIX e a primeira pizzaria foi aberta no bairro do Brás em 1910, segundo informações do livro “Retalhos da Velha São Paulo, de Geraldo Sesso Jr.”, pelo napolitano Carmino Corvino, o dom Carmenielo, dono da extinta Cantina Santa Genoveva, instalada na esquina da Avenida Rangel Pestana com a Rua Monsenhor Anacleto.

Até 1950 as pizzarias eram encontradas em meio à colônia italiana, porém, com sua popularização, as pizzarias tornaram-se parte da cultura do Brasil e desde 1985 o dia da pizza é comemorado no dia 10 de julho no Brasil.

 

 Algumas curiosidades que envolvem a pizza:

  • No Brasil existem mais de 40 mil pizzarias, segundo informação da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, sendo aproximadamente 12 mil no Estado de São Paulo e 5 mil na cidade de São Paulo.
  • No Brasil são produzidas diariamente cerca de 1,5 milhões de pizzas, o estado de São Paulo é responsável por mais da metade do consumo.
  • Sábado é o dia em que as pessoas mais comem pizza, segundo pesquisa realizada pela ECD Food Service.
  • O sabor de pizza mais pedido no Brasil é a pizza de calabresa.
  • A cidade de São Paulo é a segunda maior consumidora de pizzas no mundo, perde apenas para a cidade de Nova Iorque.
  • A primeira pizzaria nos Estados Unidos foi aberta em Manhattan por Gennaro Lombardi no ano de 1905.
  • Nos Estados Unidos, são vendidas cerca de 350 fatias de pizza por segundo.
  • O persoganem Pac-Man, do antigo videogame Atari, é uma pizza. O objetivo do personagem no jogo é fugir dos fantasmas e comer as bolinhas do caminho. O jogo foi criado por Tohru Iwatami, designer da empresa Namco em 1980.
  • O “World Championship Pizza” é um campeonato mundial que elege os melhores pizzaiolos e padeiros em diferentes categorias.

 

Já que o assunto desse post é Pizza, que tal acabar o dia pedindo a sua redonda?

A promoção “5 Fantásticas” está de volta! ❤️

 

promoção "5 Fantásticas"

De segunda a quinta, 5 super pizzas por um preço super camarada: apenas R$47,00 (cada).
Conheça os super sabores:
Atum – atum sólido, azeitonas e cebola.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Calabresa – calabresa fatiada, cebola e azeitonas.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Escarola – escarola ao azeite coberta com mozzarella.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Margherita – mozzarella, parmesão, azeitonas, tomate e manjericão.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mozzarella – mozzarella sobre molho de tomate.

*Preço promocional válido de 2ª a 5ª, exceto feriados, somente para os sabores de pizza acima descritos (não é permitida a mudança de ingredientes).
*Taxas de serviço e de entrega cobradas normalmente.
*Promoção válida de 15 de março a 27 de maio de 2021, não cumulativa com outras promoções.