Pausa para uma informação refrescante!

Você sabia que nem tudo que chamamos de sorvete é sorvete? Pois é, existem diferenças que nos ajudam a identificar, e os ingredientes é que são os responsáveis por essas diferentes nomenclaturas.

 

Apesar de hoje em dia o sorvete ser uma das principais pedidas nos dias de calor, sua origem, como muitos pensam, não foi na Itália. Essa refrescante sobremesa foi criada pelo chineses há mais de 3 mil anos, com uma base feita de neve (isso mesmo, neve), mel, frutas e gema de ovo. Tempos depois, os árabes aprimoraram a mistura e o nomearam de sharbet, que tempos depois se transformou nos famosos sorbets.

Como já demos o spolier no começo do texto, a principal diferença entre o Sorvete e o Sorbet  está nos ingredientes e no preparo, vem se refrescar com essa curiosidade.

O sorvete de massa é produzido com produtos lácteos, como o leite fresco, o creme de leite ou leite condensado,  é mais gorduroso, e possui na maioria das vezes em sua composição, estabilizantes e aromatizantes que melhoram a sua textura, deixando-o bem cremoso. A base é o “Crème anglaise” – um creme de ovos – adicionado de sabor, que pode ser chocolate, morango, baunilha, dentre outros.

 

 

Já o sorbet é preparado com a mistura de água, polpa da fruta e açúcar, mesmo não tendo leite em sua receita, ele pode ser tão cremoso quanto um sorvete de massa, já que a liga é adquirida pelo equilíbrio do açúcar e da acidez da fruta, ou de outro ingrediente que darão o sabor como, por exemplo, o chocolate. A textura fica um pouco mais granulada, mas a grande vantagem é que não possui nenhum tipo de gordura, seja a vegetal ou a animal.

Uma curiosidade muito peculiar é que o sorbet também  é muito usado para limpar o paladar durante um prato e outro.

O sorbet é indicado para pessoas que estão fazendo algum tipo de dieta e para quem tem intolerância à lactose. Já o sorvete de massa é para quem não tem restrições e quer aproveitar toda a cremosidade e sabor.

Agora que você já sabe a diferença entre os termos e ingredientes, você já pode escolher conscientemente se vai se refrescar mantendo a dieta ou fugindo dela!