Que tal um risoto verdadeiramente italiano no Dia da Gula?

O Risoto, um prato italiano muito antigo, nasceu no século XI no norte da Itália, mais precisamente na região da Lombardia. Esta magnífica criação só foi possível graças aos Sarracenos, povo que dominavam a região norte da Itália na época, que trouxeram o arroz utilizado no Risoto para a região onde habitavam.

Mas, a receita original – e que rodou o mundo – só foi criada em 1574, quando Valério di Fiandra, artista responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão, resolveu oferecer um jantar em comemoração ao casamento de sua filha. Segundo alguns historiadores, Fiandra deixou cair acidentalmente uma quantidade grande de açafrão em seu prato, o que resultou no Risoto mais famoso da Itália, o Risoto Alla Milanese.

Mesmo com sua história um tanto quanto acidental, o Risoto ganhou o paladar de muitos – inclusive no Brasil é muito apreciado e está presente em diversos restaurantes.

Para fazer este prato é necessário usar um grão de arroz especial, tais como: arbório, carnaroli e vialone nano, além, é claro, muitos outros ingredientes que foram sendo implementados ao longo do tempo, principalmente em função da criatividade dos brasileiros: carne, queijos, crustáceos, frango, pato, etc.

E, por ser um prato bem substancioso (e simplesmente delicioso!), é uma boa pedida para o Dia da Gula, comemorado no dia 26 de janeiro.

No La Mamma Cucina temos um cardápio só para os Risotos que servimos em nosso restaurante, todos feito com muito sabor e ingredientes selecionados:

Risoto Brie

risoto

Uma receita feita com o delicioso queijo brie. Preparado com arroz arbório italiano, alho poró e limão siciliano. Aromatizado com vinho branco, azeite, brodo, aveludado na manteira e finalizado com parmesão.

Risoto Triplo Alho

risoto

Esse prato contém 3 tipos de alho: negro, poró e torrado. É preparado com arroz arbório italiano e confitado de tomate cereja. Aromatizado com vinho branco, azeite, brodo, aveludado na manteiga e finalizado com parmesão.

Risoto Ao Mare

risoto

Como o nome já diz um prato que leva ingredientes do mar: lula, vôngole, camarão e mexilhão. Preparado com arroz arbório italiano, aromatizado com vinho branco, azeite, brodo, aveludado na manteiga e finalizado com parmesão.

Risoto Funghi

risoto

Este risoto é feito com Funghi e arroz arbório italiano. Aromatizado com vinho branco, azeite, brodo, aveludado na manteiga e finalizado com parmesão.

Risoto de Palmito e Rúcula

risoto

Preparado com arroz arbório italiano, palmito e rúcula. Aromatizado com vinho branco, azeite, brodo, aveludado na manteiga e finalizado com parmesão.

Risoto de Camarão

risoto

Preparado com camarões e arroz arbório italiano. Aromatizado com vinho branco, azeite, brodo, aveludado na manteiga e finalizado com parmesão.

E já que estamos falando do Dia da Gula, que tal pedir de sobremesa o nosso maravilhoso Tiramisù – o mais famoso doce italiano!! Sem culpa e com muito estilo e prazer…

Siga-nos no Facebook  e confira também o cardápio completo em nosso site.