Tiramisù: o mais famoso doce italiano!

Muitos pratos possuem histórias e origens, muitas vezes, desconhecidas pela maioria das pessoas.

-tiramisù - post-blog

O Tiramisù é um prato originário da Itália, na região da Toscana, onde ele foi inventado. Uma história conta que Siena, na Toscana, foi dominada no século 16 pela família dos Médici, senhores de Florença. E, para homenagear um deles, foi criado o doce nomeado de Zuppa del Duca – o qual deu origem ao nosso Tiramisù.

Esse doce era produzido a partir de ovos, leite e vinho marsala e tinha como objetivo gerar um descendente para a família.

Já ao Tiramisù foi acrescentado o café, considerado afrodisíaco, e o chocolate, que era estimulante, e devido a essa combinação, o pavê era consumido na Toscana antes dos encontros amorosos.

Depois de sua criação, a popularização do doce na Itália foi questão de tempo. O Tiramisù atualmente é um pavê com creme de Mascarpone, vinho marsala, biscoito de champagne molhado no café, cacau em pó e/ou chocolate em barra. Tudo disposto em camadas. É o doce mais pedido pela maioria dos turistas em todas as regiões da Itália. Há uma disputa entre as cidades italianas pela paternidade da sobremesa tão famosa.

No Brasil, algumas colônias italianas trouxeram a receita de família e passaram a replicar o doce em nossas terras. São Paulo é o estado que tem mais descendentes de italianos e, por isso, o lugar ideal para quem deseja provar o famoso Tiramisù sem precisar sair do país.

No La Mamma Cucina, o Tiramisù é feito em camadas e formado pelo creme Mascarpone produzido artesanalmente na cozinha de nosso restaurante, biscoito Savoyage e coberto com cacau belga Calebault. Delicioso e com um toque a mais que somente o La Mamma Cucina tem!

Ficou com água na boca? Então venha saborear esta sobremesa tipicamente italiana no La Mamma Cucina. Sabor e estilo unidos em uma experiência inesquecível.

Via.