A importância dos carboidratos na nossa alimentação!

 

Como a mamma já dizia: mangia che te fa bene!

Os carboidratos são essenciais para o nosso organismo, eles funcionam como um combustível que garantem força para as funções dos órgãos e músculos.

Os carboidratos estão divididos em grupos:

Monossacarídeos – são os compostos mais simples dos carboidratos, que são a glicose, a frutose e a galactose.

Oligossacarídeos – esse grupo é formado pela união de 2 a 10 monossacarídeos. Os principais são maltose, lactose e sacarose.

Polissacarídeos – grupo formado por dez ou mais monossacarídeos, que são: amido, glicogênio e a celulose.

Além disso, os carboidratos são divididos em simples e complexos. O carboidrato simples tem a absorção mais rápida, fazendo com que os níveis de glicose no sangue aumentem abruptamente. São encontrados em frutas, mel, xarope de milho e açúcar. Já os carboidratos complexos têm a digestão e absorção mais lentas, fazendo com que os níveis de glicose no sangue aumentem de forma mais controlada. São encontrados no arroz integral, batata doce e massas integrais.

Os carboidratos complexos promovem a saciedade. Como o aumento da glicemia acontece de forma gradual, a sensação de saciedade se prolonga. Por esse motivo, esse grupo é indicado para diabéticos e pessoas que estejam de dieta, para quem pratica atividades físicas e para quem precisa melhorar os níveis de colesterol.

 

Os carboidratos são essenciais para a saúde do cérebro, a falta dele faz com que nosso organismo produza corpos cetônicos, que podem causar dores de cabeça, insônia, alteração de humor, tremores e desmaios.

Assim como qualquer outro grupo de alimentos, os carboidratos se ingeridos de forma descontrolada podem promover o ganho de peso, além do aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue e do risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Já a ingestão insuficiente de carboidratos, podem afetar o humor e a sensação de bem-estar, pois influenciam diretamente na produção de serotonina, o neurotransmissor responsável por essas sensações em nosso cérebro. O sistema imunológico também pode ser afetado, já que os músculos fornecem glutamina para formação das células imunes, o que na ausência deles esse papel fica por conta da massa magra.  A falta ainda pode causar fadiga, mau hálito e afetar o fígado (órgão que armazena o glicogênio).

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a ingestão diária de carboidratos para indivíduos saudáveis seja de 55 a 75% de carboidratos, de 10 a 15% de proteínas e de 15 a 30% de gorduras.

No La Mamma Cucina, temos pratos completos e saudáveis, que procuram combinar os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada e adequada. Mesmo quando a escolha for uma saborosa pizza fora da dieta, saiba que nossa criteriosa escolha de ingredientes segue um alto padrão de qualidade para proporcionar a você uma experiência gastronômica única e saudável!

Para obter uma dieta personalizada, é importante consultar um nutricionista.