Pratos típicos de uma verdadeira Ceia de Natal Italiana

Daqui a 10 dias estaremos todos com as nossas famílias em volta de uma mesa recheada de pratos maravilhosos e celebrando, com muito amor, paz e prosperidade, o Natal!

ceia de natal italiana

Mas engana-se quem acha que a tradição de unir a família na época do Natal é exclusivamente brasileira. Na Itália, a ideia de união familiar no Natal é tão importante que até existe um provérbio que diz: “Natale con i tuoi e Pasqua con chi vuoi” (Natal com os seus e Páscoa com quem quiser).

E, já que estamos falando de tradição, ceia e Natal, vamos falar de alguns pratos que são típicos na ceia de Natal italiana.

Tortelini in brodo

[também conhecido como Capeleti]

ceia de natal italiana

Na região da Emilia Romagna – berço das massas caseiras – a ceia de Natal não está completa sem um belo prato de Tortelini feito com massa de ovos clássica, recheado com carne (de porco moída e carne de vitelo), mortadela, presunto, ovos, queijo parmesão, noz-moscada e cozidos em caldo de cappone – uma espécie de galo. Nas regiões de Toscana, Umbria, Marche e Lazio este prato, conhecido como Capeleti, também é muito saboreado durante a ceia natalina.

Lasagna

ceia de natal italiana

Em todos os cantos da península, a lasagna – prato muito apreciado pelos brasileiros – é destaque no Natal e escolhido por muitas famílias para estar presente em sua ceia. Seja ela à Bolognesa – com carne picada e molho bechamel – ou à Napolitana – com ricota, mussarela e almôndegas.

Bacalhau

ceia de natal italiana

Consumido em muitas regiões no jantar do dia 24 de dezembro, o Bacalhau é considerado o “príncipe” da ceia de Natal italiana. Cada região prepara o prato de uma forma – frito, guisado, cozido –, de acordo com seus tradições e costumes.

Pandoro

ceia de natal italiana

Já, no quesito doces, os italianos também possuem as suas tradições. O Pandoro é um bolo doce e muito fofo que leva cerca de dois dias para ficar pronto. Na ceia de Natal italiana ele é considerado uma “representação do Natal”.

Panetone

ceia de natal italiana

Originário de Milão, o Panetone é uma tradição natalina tanto na Itália, quanto no Brasil. Desde o começo de dezembro é possível ver os mercados repleto de panetones e as suas mais diversas e ousadas combinações – com chocolate, doce de leite, cremes, trufas… Na ceia de Natal Italiana, o Panetone também é destaque, juntamente com os demais pratos típicos da época.

Biscoitos de Gengibre

ceia de natal italiana

Muito comum nos países europeus, os Biscoitos de Gengibre são preparados especialmente nessa época para serem pendurados na árvore de Natal.
Mesmo sendo usados como enfeite, eles são um destaque na ceia natalina dos italianos, principalmente entre as crianças, que os adoram e devoram! Em inglês, estes biscoitos levam o nome de gingerbread man, mas podem ser encontrados em diversas formas – estrelas, sinos, árvores e demais ícones de natal.

E aí, ficou com vontade de fazer uma ceia mais italiana neste ano? Então confira o cardápio especial de Natal que o La Mamma Cucina preparou para você! São pratos deliciosos feitos com muito amor e dedicação para você partilhar com a sua família na sua ceia de Natal e Reveillon. Faça já a sua encomenda!

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO, ESSES SÃO OS VOTOS DO LA MAMMA CUCINA PARA TODOS OS SEUS CLIENTES, AMIGOS E PARCEIROS!