Sua majestade, a lasanha!

 

Há evidências de que a lasanha surgiu no século XIV, criada por cozinheiros a serviço do rei Ricardo II, fato este que foi registrado no primeiro livro de receitas da Inglaterra, “The Form of Cury”, no qual o prato assemelhava-se tanto no antigo nome Loseyn quanto no modo de preparo, consistindo na sobreposição de ingredientes entre as folhas de massa. O detalhe é que a receita não levava tomates, pois não estavam disponíveis na Europa antes de Colombo chegar à América.

Outros dizem que a criação do prato vem de uma época mais remota, na antiga península itálica. O preparo e a receita eram bem diferentes: as fatias de massa eram divididas em quadrados, cozidas em uma panela e comidas com legumes e queijo (não em camadas, mas como acompanhamento). Durante muito tempo este “antepassado” do prato que conhecemos hoje continuou sendo preparado dessa forma, e era chamado de lasagna ou lasanum, que significa “vaso ou recipiente” em latim.

Mas foi apenas no século XX que a lasanha ganhou popularidade. Os bares de Bolonha começaram a prepará-la e servi-la à bolonhesa (molho a base de tomate e carne bovina moída) aos seus clientes. O reconhecimento mundial se notabilizou em 1935, quando o  jornalista Paolo Monelle citou o prato em seu livro nomeado “Il ghiottone errante” (O glutão errante).

Reconhecida e amada até em desenhos animados (Garfield que o diga!) em todo o mundo, a tradição da lasanha se fortaleceu na Itália. Embora não seja o prato mais popular em todo o país, a tradicional montagem em camadas sobrepostas de massa fina que sai fumegante e gratinada do forno figura entre os menus de restaurantes e almoços dominicais em família. Tradicionalmente, na Itália, lasanha é sinônimo de “folhas de massa fresca à base de farinha de trigo e ovos, intercaladas com molho bechamel (à base de leite, farinha e manteiga), ragú (um preparado autêntico, que mistura carne bovina e de porco) e lascas de queijo (parmiggiano-reggiano).

No La Mamma Cucina, primamos pelo preparo excepcional desse apreciado prato em duas versões igualmente belas e apetitosas:

  • Lasagna ao Forno, recheada com presunto Royale e mozzarella, molho bolonhesa e molho branco, gratinada com parmesão
  • Lasagna Light, recheada com peito de peru e mozzarella de búfala, molho branco, gratinada com parmesão

Hummm, agora chega de comer com os olhos! Venha correndo ao La Mamma fazer a prova dos nove. Tudo bem que essas delícias merecem mesmo é nota 10! 😉 Aguardamos você!