A harmonia é indispensável para um casamento de sucesso!

Como já dizia a música “Fico assim sem você” da Adriana Calcanhoto… Avião sem asa, Fogueira sem brasa, Futebol sem bola, Piu-Piu sem Frajola, Amor sem beijinho,  Buchecha sem Claudinho… e ainda, apostaria em uma nova edição da música com a inclusão da combinação perfeita  que seria: MACARRÃO SEM VINHO (#fikdicacalcanhoto), não tem como separar uma boa massa de um bom vinho e se for uma combinação harmonizada, melhor ainda!

 

 

 

O segredo de um bom relacionamento está na harmonia entre as partes envolvidas, o mesmo podemos aplicar à combinação massa e vinho. Por isso o post de hoje traz dicas preciosas para a harmonização desses dois protagonistas apreciados por muitos brasileiros.

Para harmonizar essa dupla não existe certo e errado, porém, existem detalhes que podem tornar essa degustação ainda mais prazerosa. O primeiro segredo para levar em consideração na harmonização está diretamente ligado ao tipo de molho X vinho escolhido.

 

Molho de Tomate ou ao Sugo

O molho ao sugo é o mais tradicional e também o mais pedido. Pode ser combinado a vários tipos de massas, a melhor combinação são os vinhos leves, com acidez mais elevada e sabores frutados. As opções podem variar entre um bom Rosé, e os tintos, Chianti e Merlot.

 

Molho à Bolonhesa

O tradicional molho de tomates com carne moída pede uma combinação com um vinho mais encorpado, caloroso e de boa acidez e nesse caso o tinto Cabernet Sauvignon não irá te desapontar.

 

Molho Branco

Molhos mais gordurosos que levam queijo no preparo, à base de manteiga ou creme de leite, pedem uma combinação com vinhos mais encorpados e de leve acidez para equilibrar os sabores, nesse caso, um bom Chardonnay, ou, se você não dispensa um bom tinto, a melhor pedida é um delicado Pinot Noir.

 

Molho Carbonara

Este molho preparado com creme de leite, ovos, azeite e bacon, casam perfeitamente com vinhos brancos mais leves. Opte por um Pinot Grigio ou um Chardonnay, temos certeza que não irá se arrepender.

 

Molho com Frutos do Mar

Os frutos do mar já deixam qualquer massa mais sofisticada e nesse caso precisa de um vinho que combine à altura, o branco seco Chardonnay, o elegante Sauvignon Blanc, ou até um bom Rosé darão conta do recado.

 

Molho ao Pesto

Este molho preparado à base de azeite de oliva, nozes e manjericão pede uma combinação com um vinho branco para potencializar os sabores, permitindo que os ingredientes sejam explorados e percebidos de forma equilibrada, a melhor combinação são os brancos leves e frescos como o Sauvignon Blanc e o Torrontés, ou até o Vermentino (de corpo médio), ou se a sua preferência for por vinhos mais secos, opte pelo Chardonnay,

 

Molho Picante

Molhos picantes pedem um vinho para equilibrar o sabor, nesse caso os melhores são os vinhos mais encorpados e de maior teor alcoólico, nesse caso os vinhos produzidos da uva Syrah são os mais indicados.

 

Molho Funghi

O molho à base de cogumelos pede um vinho mais delicado para não sobrepor o sabor do preto, nesse caso o Pinot Noir ou o Carmenére fazem um casamento perfeito.

 

Lasanhas e Massa Recheadas

Para massas como a lasanha, o rondele, o canelone, dentre outras, pede a combinação de um bom vinho com a acidez elevada e sabor frutado, nesse caso um bom vinho advindo das uvas Barbera são os ideais.

 

Alho e Óleo

O famoso alho e óleo combina com um vinho menos encorpado, nesse caso o Sauvignon Blanc faz a combinação perfeita. Caso leve manteiga no preparo, o Chardonnay deve ser a pedida da vez.

 

Agora que você já sabe tudo de harmonização de massas e vinhos, é só vir nos visitar e escolher o que mais te agrada!
Para te ajudar a decidir com antecedência, segue o cardápio para que você possa ir se deliciando com os olhos!  😉

 

Fontes de pesquisa: www.produtosfinos.com.br , www.pergola.com.br, vinhosdehoje.com.br, www.sonoma.com.br