Dia de San Valentino

A Dama e o Vagabundo (imagem do filme)

San Valentino na Itália

No século III, o imperador Cláudio II proibiu novas uniões matrimoniais, devido à guerra acreditava-se que os homens que não tinham formado uma família tinham uma propensão maior a se alistar, porém, o bispo San Valentino continuou a realizar as celebrações e quando foi descoberto foi preso.
Enquanto Valentino aguardava sua sentença na prisão, Júlia (filha do carcereiro que era cega) o visitava diariamente, levando comida e longos papos. Valentino implorou diariamente a Deus, que a moça pudesse enxergar, e durante uma de suas visitas uma luz iluminou a cela e Júlia passou a enxergar. A partir daí toda sua família se converteu ao cristianismo.
O imperador, tomando conhecimento de todo o ocorrido, condenou Valentino à morte e no dia 14 de fevereiro do ano 270, ele foi decapitado, e desde então San Valentino virou o mártir dos namorados, apesar de seu milagre nunca ter sido comprovado.
Devido ao calendário romano, seguido em toda Europa, a data tornou-se popular por todo o continente e passou a ser celebrada com uma festa litúrgica em sua homenagem.

 

No Brasil…

Diferentemente do Brasil, no dia 14 de fevereiro, as pessoas comemoram o amor, festejando junto de seus familiares e amigos, sendo comum a troca de mensagens entre amigos como por exemplo: “auguri di san valentino, ti voglio bene” ou “amico mio, buon san valentino” e também a troca de lembrancinhas, tipo bombons e chocolates. Alguns casais apaixonados preferem uma comemoração mais tradicional, optando pelo jantar à luz de velas (cena a lume di candela).

Auguri di San Valentino!