Salve Salve o café nosso de cada dia!

Você abre os olhos, se espreguiça e percebe que ainda tá faltando alguma coisa…e então se dá conta de que seu dia só começa, de fato, depois de um bom café preto. Se identificou?

café é vidaPodemos comparar o café, à dose entre o remédio e o veneno, tudo depende da quantidade, e até 400 ml/dia por dia não fazem mal a ninguém. Por isso, continue apreciando com moderação!

 

Veja alguns benefícios do café:

 

1) Nutrientes

Além da cafeína e de seu efeito estimulante, estão presentes também em sua composição polifenóis (antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres) e vitaminas B2, B3, B5, manganês, magnésio e potássio.

 

2) Acelera o metabolismo

A cafeína estimula a aceleração do metabolismo e ajuda na queima de calorias. Consumir a bebida também ajuda na liberação de ácidos graxos, ou seja, a queima de gordura.

 

3) Estimula a digestão

A bebida estimula e aumenta o movimento gastrointestinal, facilitando assim, a digestão.

 

4) Fortalece a memória

Tomar até duas xícaras de café por dia ajuda nosso cérebro a ter uma consolidação mais satisfatória da memória de longo prazo. Além disso, a cafeína é um potente estimulante psicoativo, fazendo com que haja melhora do humor, aumento da energia, diminuição do tempo de resposta cognitiva e a melhora geral do sistema nervoso central.

 

5) Previne a depressão

O café interfere de forma positiva na produção de neurotransmissores como a noradrenalina, a dopamina e a serotonina, que são justamente os hormônios responsáveis pela nossa sensação de prazer e bem estar.

 

6) Café + cochilo tem nome – Coffee NAP, em tradução livre cochilo cafeinado

A técnica Coffee NAP consiste em tomar uma xícara de café e em seguida tirar 20 exatos minutos de cochilo, o resultado é a melhora do foco e da energia.
Durante esse período o corpo consegue descansar, porém sem entrar no sono profundo, o que provocaria a ressaca de sono e consequentemente mais cansaço e a sensação de estar grogue. Os 20 minutos são suficientes para amplificar a efetividade da cafeína no organismo, ou seja, tempo satisfatório para que as moléculas de adenosina desprendam-se dos receptores e deem espaço para a cafeína fazer efeito e proporcionar a melhora do estado de alerta e de descanso proporcionado pelo cochilo.

 

7) Faz bem para o fígado

Estudos comprovaram que pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia, diminuem em até 80% o risco de desenvolverem cirrose hepática, bem como, a diminuição do risco de até 40% de desenvolver câncer de fígado.

8) Reduz o risco de diabetes

Os ácidos clorogénicos e trigonelina alcalóides encontrados no café ajudam no equilíbrio da glicose e da insulina no organismo. Beber de 2 a 6 xícaras de café por dia pode reduzir em até 35% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Lembrando que é importante consumir o café sem adoçar.

 

9) Reduz o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas

O café ajuda a proteger o cérebro da degeneração neuronal e da redução do desempenho cognitivo.
Como a cafeína possibilita a melhora da memória, com o tempo há uma redução de 32% a 60% dos riscos de desenvolver algum tipo de demência e Mal de Alzheimer.
Pessoas que bebem café regularmente tem 65% menos riscos de desenvolver doenças neurodegenerativas.

 

10) Fortalece o coração

Como a cafeína aumenta o ritmo cardíaco, há uma melhora na saúde vascular, reduzindo o risco de desenvolver insuficiência cardíaca em até 11%.

Além disso, consumir até 4 xícaras de café por dia pode reduzir em até 20% o risco de derrame e outras doenças cardiovasculares.

 

11) Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer

O consumo de 4 a 5 xícaras diárias de café podem ajudar a diminuir os riscos  de desenvolver alguns tipos de câncer em até 20%. Como os de mama, o de faringe e oral, de ovários, de pele, fígado, intestino, cólon, reto e endométrio.
Isso deve-se aos antioxidantes presentes na composição como a cafeína, as melanoidinas, os tocoferóis e os compostos fenólicos.

 

 

Agora que você já sabe os benefícios em consumir o cafezinho preto, escolha a sua forma de preparo preferida e um brinde ao café nosso de cada dia!

 

Fontes de pesquisa: www.huffpostbrasil.com, www.tuasaude.com, www.medicoresponde.com.br, www.abic.com.br, www.awebic.com, www.caffeinearmy.com.br, www.graogourmet.com, www.saude.abril.com.br, www.ecycle.com.br