Hoje é dia de feijuca (mas antes, um pouco de história para abrir o apetite)!

Você conhece a história do prato mais brasileiro e mais presente em nossas mesas quando se trata de alguma comemoração, encontro com amigos, almoço de quarta ou de sábado nos restaurantes e almoço de domingo em família? Já descobriu de qual prato estamos falando?

Sim, estamos falando da nossa famosa feijoada (ou feijuca para os íntimos…)! Mas a história dela não é tão brasileira assim… Na verdade, temos 2 versões para o surgimento desse prato tão popular.

A primeira versão, e a mais popular também, é bem “novelesca”: conta-se que o surgimento da feijoada aconteceu nas senzalas, enquanto durou a escravidão no Brasil, época na qual os escravos herdavam as partes menos nobres do porco, rejeitadas pelos senhores de engenho.

Já, a versão histórica mais aceita, conta que a feijoada era um prato comum desde o período colonial, sendo inspirada em culinárias de diferentes nacionalidades europeias, que consistiam em cozinhar na mesma panela vários ingredientes, como é o caso do cozido em Portugal, do cassoulet na França, da paella na Espanha, e da acasouela e o bollito misto na Itália, cuja finalidade era evitar o desperdício de alimentos, bem escassos entre os séculos XVI e XVIII.

Por mais que ambas as versões façam sentido, discutir a veracidade de uma ou de outra é o que menos importa para um prato como a feijoada, que virou paixão nacional do brasileiro!

Uma coisa temos certeza: ao ler este texto, você – assim como nós – já deve estar imaginando aquela maravilhosa cumbuca quentinha e esfumaçante, acompanhada de bisteca, farofinha, couve e banana à milanesa, devidamente acompanhada de outra paixão nacional que “harmoniza” perfeitamente com a feijoada, que é a caipirinha… 😋

No La Mamma, nossa feijoada é servida às quartas-feiras e sábados, nos tamanhos individual e família. E agora, nesta época de inverno, cai mais do que bem! Que tal se programar para nos fazer uma visita e saborear mais esse delicioso prato, preparado pelos nossos cozinheiros com muito amor para nossos amados clientes?! 😉 Venha, estamos te esperando!

Facebook
Twitter
Google+
http://www.lamamma.com.br/hoje-e-dia-de-feijuca-mas-antes-um-pouco-de-historia-para-abrir-o-apetite/